top of page

HEMATOLOGIA

Hematologia é a área da medicina que cuida das doenças relacionadas ao sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) e aos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, gânglios e baço). O sangue é um tecido líquido que circula nas veias e artérias do corpo, essencial para nós.

O médico hematologista estuda, faz diagnóstico e trata alterações e doenças do sangue e de seus órgãos relacionados, incluindo:

ANEMIA

Caracterizada pela deficiência na concentração da hemoglobina ou na produção de glóbulos vermelhos. Seus sintomas incluem cansaço, falta de memória, tonturas e fraqueza. Podem ocorrer por deficiência de vitaminas (ex: ferro, vitamina B12, ácido fólico), hereditárias ou inclusive por doenças autoimunes. 

DISTÚRBIOS DE PLAQUETAS

Podem ser classificadas como desordens numéricas (trombocitopenia: plaquetas baixas, e trombocitose: plaquetas altas) e desordens funcionais (alteração na função das mesmas) de inúmeras causas. Estas alterações podem ocasionar sangramentos , roxos ou tromboses.

TROMBOFILIAS

Tendência à tromboses decorrente de alterações hereditárias ou adquiridas da coagulação, que levam a um estado pró-trombótico. As causas mais frequentes de trombofilia hereditária são a mutação do fator V Leiden e a mutação do gene da protrombina.

HIPERFERRITINEMIA

Achado comum na prática clínica, uma vez que a ferritina é um marcador de fase aguda e, portanto, encontra-se elevada em diversas situações (ex.: infecção, malignidade, doença autoimune). Em muitos casos, a hiperferritinemia é atribuída à sobrecarga de ferro, cuja principal causa é a hemocromatose hereditária.

LEUCEMIAS AGUDAS E CRÔNICAS

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida, que cursa com o acúmulo de células doentes na medula óssea. Os tipos mais comuns são: leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfoide aguda (LLA) e a leucemia linfocítica crônica (LLC).

DOENÇAS MIELOPROLIFERATIVAS

Grupo de doenças clonais das células da medula óssea, que podem afetar uma ou mais linhagem de células. Elas costumam ser proliferativas, levando ao aumento dos globúlos brancos e/ou vermelhos e/ou plaquetas. As mais comuns são Trombocitemia Essencial, Policitemia Vera e Mielofibrose. 

MIELOMA MÚLTIPLO

É um câncer de um tipo de células da medula óssea chamadas de plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. Os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue e podendo comprometer também os ossos e rins.

LINFOMAS

O linfoma ocorre quando uma célula normal do sistema linfático sofre mutações, passam a se multiplicar sem parar e se disseminar pelo organismo.

Os diversos tipos de linfomas têm comportamento e grau de agressividade diversos. Eles podem ser divididos em 2 grandes grupos: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin.

bottom of page